É um festejo de origem portuguesa, ligado às comunicações do culto Católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
Na tradição católica a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”, denominados, Melchior, Baltazar e Gaspar. Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data de visitação dos Reis Magos como sendo o dia 06 de janeiro. Há lugares em que se comemora a folia de reis até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião.
A festa dura cerca de 12 dias, a bandeira é abençoada e acredita-se proteger contra as más influências. É composta por grupos que visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Passam de porta em porta em busca de oferendas. Os personagens somam doze pessoas, todos os integrantes do grupo trajam roupas bastante coloridas sendo mestre contra mestre, 3 Reis Magos, palhaço e foliões. Os grupos são compostos por músicos tocando instrumentos em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-recos, flautas e rebecas (espécie de violino rústico) além da tradicional viola caipira e do acordeom, também conhecido como sanfona, gaita ou pé-de-bode. Riqueza cultural!!
No Brasil a visitação das casas que dura do final de dezembro até o dia de Reis é feito por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos.
Foliões se preparando para começar
os festejos
Maria das Graças B. Lopes (Dadace)-
Sub-Secretária de Cultura
com foliões em pequena pausa para uma
foto
Foliões a postos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário